Treinamento de Potência Muscular Para Membros Inferiores: Número Ideal de Repetições em Função da Intensidade e Densidade da Carga

Por: Leonardo Lamas.

Revista da Educação Física - UEM - v.21 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O principal objetivo deste estudo foi identificar o número ideal de repetições para duas diferentes intensidades de treinamento de potência muscular dos membros inferiores. Além disso, investigou-se a influência da duração do intervalo de recuperação entre as séries de estímulos de treinamento sobre a potência produzida. Para isso testou-se um grupo de 16 sujeitos em três momentos, realizando três séries de quatro ou doze repetições no exercício de meio-agachamento, com as cargas de 40% ou 60% de 1RM. Para testar o efeito dos intervalos de recuperação, dois intervalos distintos foram estabelecidos: entre a primeira e a segunda séries e entre a segunda e a terceira séries. A potência produzida quando os sujeitos utilizaram 60% 1RM foi significantemente maior que a produzida com 40% 1RM (p<0,05). Não houve diferença nas potências produzidas quando os sujeitos realizaram quatro ou doze repetições. Além disso, os diferentes intervalos de recuperação não causaram nenhuma alteração significante na potência. Esses resultados sugerem que, dentre os protocolos testados, a utilização de doze repetições e carga de 60% 1RM é a combinação mais eficiente para produção de potência, e que outros intervalos de recuperação ainda menores devem ser testados.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6892/6057

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.