Treinamento Resistido em Paciente Submetido à Cirurgia Bariátrica: Um Estudo de Caso

Por: Camila da Silva Ribeiro, Edison Alfredo de Araujo Marchand e Luiza Azevedo Lopez.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


A obesidade pode ser considerada uma questão de saúde pública, atingindo grande parte da população mundial. A obesidade grave é uma das doenças que mais matam no mundo em decorrência de suas comorbidades (hipertensão, artropatia, hipoventilação) estando na lista das dez doenças mais mortais do planeta. (PREVEDELLO et al. 2009) Essas condições patológicas reduzem a auto-estima e a qualidade de vida dos pacientes De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os indivíduos que possuem um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 são considerados com sobrepeso. Já as pessoas com IMC acima de 30 são consideradas obesas (BARRETO et al. 2005)
Atualmente, indivíduos obesos que fracassaram nas medidas medicodietéticas para redução de peso, têm como opção submeter-se ao tratamento cirúrgico para auxiliar na perda de peso. (LEMOS, 2006). Nosso trabalho trata-se de um estudo de caso de um paciente com obesidade grau III submetido à cirurgia bariátrica que se apoiou no treinamento resistido para auxiliar na perda de peso.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5567

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.