Treinamento Sensório-motor com Nintendo Wii® e Disco Proprioceptivo: Efeitos Sobre o Equilíbrio de Mulheres Jovens Saudáveis

Por: Fábio Sprada de Menezes, Guilherme S Nunes, Gustavo Ricardo Schutz e Mayara Miranda Dias Braga.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Diversas estruturas corpóreas estão atuantes no equilíbrio humano e em consequência o controle postural, sendo as principais os olhos, o sistema vestibular e os receptores localizados nas articulações e nos músculos. O estímulo dessas estruturas pode contribuir para a promoção ou recuperação do controle postural. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo verificar os efeitos do treinamento sensório-motor, utilizando como ferramentas de estímulo o console interativo Nintendo Wii® e o disco proprioceptivo, sobre o equilíbrio de mulheres jovens saudáveis. Participaram desta pesquisa 14 mulheres saudáveis, com média de idade de 20,7 ± 2,6 anos, divididas em dois grupos: um grupo realizou o treinamento utilizando o console interativo Nintendo Wii® e o outro grupo realizou o treinamento utilizando o disco proprioceptivo. Foram realizadas 10 sessões de treinamento, três vezes por semana, com duração de 15 minutos cada sessão de treinamento. Foi avaliado o equilíbrio estático através do Balance Error Scoring System (BESS) e o equilíbrio dinâmico através do Star Excursion Balance Test (SEBT). A partir dos resultados obtidos antes e após o treinamento, ambos os grupos apresentaram aumento do equilíbrio dinâmico após o treinamento, verificado através da melhora no desempenho do SEBT, aumentando seus alcances nas direções póstero-medial e lateral do SEBT (p0,05). Desta forma, pode-se concluir que o treinamento sensório-motor utilizando o console interativo Nintendo Wii® como ferramenta, pode ser usado para o estímulo do controle postural, mostrando resultados semelhantes ao treinamento com disco proprioceptivo.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3305

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.