Treino Moderado de Corrida Causa Alterações nas Propriedades Biomecânicas do Tendão do Calcâneo?

Por: Gabriel Nunes de Mesquita, Magno Felipe Holanda Barboza Inácio Teixeira, Márcio Almeida Bezerra, Patrícia Verçoza de Castro Silveira, Rodrigo Ribeiro de Oliveira e Sílvia Regina Arruda de Moraes.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.35 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O efeito do treinamento aeróbio ainda apresenta resultados conflitantes com relação às respostas biomecânicas apresentadas pelo tendão após um período de treinamento aeróbio moderado, como a corrida. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito de um protocolo de corrida de intensidade moderada em esteira sobre as propriedades mecânicas dos tendões do calcâneo de ratos. Para o ensaio mecânico os tendões foram tracionados até o ponto de fracasso do espécime. O treinamento aeróbiode intensidade moderada em ratos não causa alterações nas propriedades biomecânicas do tendão de calcâneo, desta forma, parece não representar risco podendo ser eficaz por não levar o tendão do Calcâneo ao estresse e a fadiga mecânica.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v35n3/02.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.