Resumo

RESUMO Treino: uma forma especial de ensino Este artigo persegue dois objectivos: em primeiro lugar quero mostrar até que ponto a intervenção do treinador é uma forma especial de ensino, isto é, que se trata de um processo genuinamente pedagógico. Proponho fazer isto retratando o ensino como um processo complexo, que é caracterizado por um conjunto de operações básicas como a demonstração, a antecipação, a interpretação e muitas outras. Complementarmente, quero valorizar a estrutura temporal do treino, percebendo-a a partir da necessidade de articulação, mostrar a interrelação entre o treino e a educação e sublinhar a importância da promoção de talentos como uma tarefa que o ensino e o treino têm em comum. Finalmente, quero discutir a dimensão moral da acção do treinador. Tudo isto torna possível avançar para o segundo objectivo deste artigo, que é estabelecer uma relação com o discurso corrente no plano internacional acerca do profissionalismo do professor, o qual então será transferido para a profissionalização da acção do treinador. Palavras-chave: Ensino, aprendizagem, treino, competência, moral/ética.