Tremores Sob Controle. Prática de Exercícios Físico e consumo consumo de ômega-3 emergem como tratamentoscomplementares da epilepsia

Por: Carlos Fioravante.

Pesquisa Fapesp - n.169 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Esper Cavalheiro suava, fazendo ginástica à noite em uma academia, ao lado de um treinador que não parava de perguntar sobre o funcionamento do cérebro, dos neurônios e das pesquisas que ele coordenava na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Diante da curiosidade sem fim, gentilmente Cavalheiro convidou: "Por que não vem fazer pós-graduação comigo?". Ricardo Arida, o perguntador, começou a pós nesse mesmo ano, 1992. De lá para cá, unindo sua formação em educação física com o que aprendeu no mestrado e no doutorado, ele fez ou acompanhou estudos em animais de laboratório e com seres humanos que agora permitem aos pesquisadores dessa área recomendar a prática de exercícios físicos regulares de média intensidade - como caminhar ou correr - para ajudar a conter a epilepsia, distúrbio neurológico caracterizado por intensas descargas elétricas no cérebro, com o qual quase 4 milhões de pessoas de todas as idades no Brasil, o equivalente a 2% da população, têm de conviver.

Endereço: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=4074&bd=1&pg=1&lg=

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.