Tríade da Mulher Atleta em Diferentes Modalidades Esportivas

Por: Talita Adão Perini.

0 páginas. 2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a presença e prevalência dos componentes da Tríade da Mulher Atleta, em atletas de diferentes modalidades esportivas, comparando-as com adolescentes não-atletas. A amostra foi composta por 101 atletas de seis diferentes modalidades esportivas e 32 adolescentes não-atletas. Quatro questionários de auto-relato, validados, foram aplicados: 1°-Anamnese - para fins de investigação das questões referentes às alterações no ciclo menstrual e na saúde óssea, classificando a avaliada "em risco" de possuir amenorréia e osteoporose, respectivamente; 2°- Eating Attitudes Test- para investigar a presença de comportamentos alimentares inadequados, capaz de classificar a avaliada "em risco" para Transtornos Alimentares; 3º -BITE- Bulimic Investigatory Test Edinburgh – a fim de identificar comportamento alimentar inadequado, de comedores compulsivos, típicos de quem possui o distúrbio da bulimia e 4°- Body Shape Questionnaire- utilizado para identificar o grau de distorção da auto-imagem corporal. Adicionalmente a esta análise, foi verificada a satisfação com a autoimagem corporal, pela diferença da massa corporal total, medido pelos avaliadores e a declarada como ideal pelas mesmas. Realizaram-se medidas antropométricas de peso, estatura e dobras cutâneas em todas as voluntárias, adotando-se as padronizações internacionais da ISAK(2000). Para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS) for Windows versão 13.0, adotando-se o nível de significância de p< 0,05. A análise estatística, obtida através do cruzamento das freqüências absolutas entre os grupos (qui-quadrado), denota que existe associação entre as classificações dos grupos somente para a osteoporose (p= 0,0030,05) e amenorréia (p= 0,733>0,05) não existe tal associação. Um número expressivo de atletas e não-atletas apresentaram-se igualmente "em risco" de apresentar pelo menos um, dos três componentes da Tríade da Mulher Atleta, não havendo diferenças significativas entre estes grupos. Logo, pode-se inferir que não é somente o âmbito esportivo que predispõe a mulher ao desenvolvimento dos componentes da tríade da mulher atleta.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2504&listaDetalhes%5B%5D=2504&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.