Resumo

A resistência posta à prova

Nenhum esporte no mundo teve uma adesão de praticantes tão rápida quanto o Triatlo. Surgiu na década de 1970, na cidade de San Diego, nos Estados Unidos e, já no ano de 1989, criou-se a International Triathlon Union (ITU), que atualmente conta com mais de 120 filiações de federações nacionais. Sua inclusão oficial no programa olímpico ocorreu na edição de Sidney (2000), mas em Los Angeles (1984), a modalidade já aparecia como demonstração, ou seja, apenas dez anos após suas primeiras disputas em caráter informal, devido a falta de padronização em termos regulamentares.

A gênese da modalidade está ligada ao San Diego Track Club, clube de atletismo que, segundo a maioria das fontes bibliográficas, costumava passar uma série de treinamentos para que seus atletas mantivessem a forma física durante o período de recesso de competições. A mesma consistia em 10km de corrida, 8km de ciclismo e 500m de natação. A atividade – a princípio, sem finalidade competitiva – caiu no gosto destes atletas precursores. Estes decidiram até desafiar alguns guarda-vidas da cidade para disputas, devido à fama de que estes profissionais tinham um ótimo condicionamento físico. Logo começaram a surgir praticantes assíduos, sendo a maioria atletas que disputavam o Duatlo (natação e corrida em médias distâncias), já que bastava apenas inserir o ciclismo em suas rotinas de treinos. Esta transição de apreciadores do Duatlo – uma modalidade já existente, porém pouco praticada – favoreceu muito o desenvolvimento do novo esporte.

Desde 1978, no Havaí, é realizado um dos eventos de Triatlo mais conhecidos e, talvez, o mais desgastante do esporte mundial: o Ironman (Homem de Ferro, alusão ao esforço exigido do atleta). Prova composta por 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida (uma maratona completa), em sequência. Desta forma, fica fácil de entender a nomeação da prova, pois qualquer um que consiga completar com excelência este circuito pode mesmo ser considerado um “superatleta”. O Ironman constitui-se como a prova mais longa do esporte, sendo que os vencedores, geralmente, concluem a mesma em aproximadamente sete horas. Logicamente, existem provas mais curtas compondo o Circuito Mundial, nas quais os primeiros colocados fazem um tempo entre uma e duas horas. Estas são conhecidas como Shorts Triatlo.

Arquivo