Editora Elsevier. Brasil 2011. None páginas.

Sobre

Esta coleção traz a assinatura do Professor Doutor Eduardo Sanovicz, da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, ex-presidente da Embratur e um dos profissionais mais importantes do recente processo de renovação do turismo brasileiro, responsável pela implantação do Plano Aquarela e da Marca Brasil.
O objetivo da Coleção Eduardo Sanovicz de Turismo, que reúne a contribuição de um seleto grupo de acadêmicos, é fomentar o diálogo entre experiências internacionais e brasileiras. Devido à ótima receptividade aos livros adaptados, a coleção passa agora a também publicar obras inéditas de professores renomados da área de turismo brasileiro. As obras trazem conceitos, casos e experiências nacionais e exploram o ambiente do turismo tendo em vista os grandes eventos internacionais que se acercam.

Turismo de aventura é um termo amplo que abrange todos os tipos comerciais de turismo e recreação ao ar livre com um elemento significativo de emoção. O esporte se insere nesse contexto sendo um grande motivador do turismo que busca não só a prática, mas também leva milhões de entusiastas por ano a se movimentar para assitir suas atrações.

Várias atividades estão englobadas sob o rótulo de turismo de aventura, desde caminhadas curtas e de baixo impacto até passeios caros que requerem o uso intensivo de equipamentos, como helicópteros e navios de cruzeiros para expedições.

Este livro apresenta o negócio do Esporte e Turismo de aventura com suas particularidades. Aborda os conceitos gerais, questões operacionais e dá destaque a segmentos como observação da natureza, turismo marítimo e esportes com prancha.