última Década de Pesquisa em Depressão e Concussão Entre Atletas: Uma Revisão Sistemática

Por: Adriana Lacerda, Alberto Filgueiras, J. Landeira-fernandez, Leonardo Rosa Habib, Paulo Sergio Ribeiro e Raquel Melo.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.7 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetivou consolidar o conhecimento desenvolvido na última década sobre a relação entre afeto e concussões no esporte através de uma revisão sistemática. Buscas foram feitas na base PubMed e extraíram 3129 estudos que, após passarem pelos critérios adotados, caíram para 9. Desse total, 4 (44%) eram correlacionais, enquanto 5 (56%) eram quase-experimentais. Quase metade desses trabalhos, 4 (44%), estudaram atletas de futebol americano o que mostrou baixa heterogeneidade de modalidades representadas. Esses achados evidenciam a necessidade de estudos em esportes de contato que vão além do futebol americano. Os resultados sugerem relação entre depressão e concussão acompanhados por associação com ansiedade, mostrando que concussões estão vinculadas a prejuízos afetivos em geral. Esse estudo alerta para a necessidade de pesquisas quantitativas com diferentes modalidades esportivas, instrumentos padronizados e desenhos experimentais que permitam inferência de causalidade das concussões com a depressão e outros prejuízos no humor.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/8806

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.