Um Acervo Autobiográfico: a Capoeira dos Mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia

Por: Joseania Miranda de Freitas e Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha.

Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica - v.1 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este texto faz referência a um processo de pesquisa museal, no qual elementos da cultura material e imaterial foram documentados, revelando a existência do acervo autobiográfico de três importantes mestres da capoeira, na cidade de Salvador. A prática da pesquisa documental envolveu diversos procedimentos metodológicos, a exemplo da pesquisa bibliográfica, da tomada de depoimentos e do grupo focal, revelando determinadas tramas das relações sociais e políticas pelas quais os sujeitos e os objetos se constituíram. Entrelaçando a produção dos acervos individuais, sua utilização e a salvaguarda dos mesmos, o texto apresenta suas principais marcas identitárias, possibilitando a abertura de outros campos de investigação sobre histórias de vida, a partir do estudo de objetos e coleções, registros corporais e materiais das memórias afro-brasileiras.

Referências

CAMPOS, Hélio José B. C. de. Histórias da Academia de Mestre Bimba: o cotidiano da aprendizagem. 2006. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

CHAGAS, Mário. Pesquisa Museológica. In: GRANATO, M.; SANTOS, C. P. dos. Museu Instituição de Pesquisa. MAST Colloquia, Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2005. v. 7, p. 11-22.

CUNHA, Marcelo Nascimento B. da. Teatro de memórias, palco de esquecimentos: culturas africanas e das diásporas negras em exposições. 2006. 285 f. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

CUNHA, Marcelo Nascimento B. da. Sobre rodas e memórias. In: FREITAS, Joseania Miranda. (Org.). Introdução. In: Uma coleção biográfica: os Mestres Pastinha, Bimba e cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 141-143.

CURY, Marília. Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus. São Paulo: História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12, suplemento, 2005.

FANON, Franz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREITAS, Joseania Miranda. Introdução. In: FREITAS, Joseania Miranda. (Org.). Uma coleção biográfica: os Mestres Pastinha, Bimba e cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 15-24.

GONÇALVES, José Reginaldo S. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: Editora Garamond. 2007. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2016.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG Editora, 2003.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos: memória e cultura material, Rio de Janeiro, CPDOC/Fundação Getúlio Vargas, v. 11, n. 21, p. 89-103, 1998. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2016.

SANTOS, Esdras Magalhães dos. Mestre Damião. A verdadeira história da criação da luta regional baiana do Mestre Bimba. São José dos Campos, 2002. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2016.

SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A. D., HETKOWSKI, T. M. (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2016.

ZAPATA OLIVELLA, Manuel. Las claves mágicas de América. 2. ed. Bogotá: Plaza & Janés, 1989.

Endereço: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2994

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.