Um Breve Panorama Sobre o Caso da Capoeira no Contexto de Salvador/ba (1890-1941): Alguns Apontamentos Acerca da Institucionalização dos Lazeres Populares

Por: Vinícius Thiago de Melo e Walter Ude.

Licere - v.16 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Este é um estudo histórico de revisão bibliográfica que aborda o processo de proibição/legalização da capoeira e de sua institucionalização que ocorreu entre 1890 e 1941 em Salvador/BA. Este trabalho se justifica por considerar que o contexto dos acontecimentos que envolvem esta manifestação cultural durante esta época pode revelar como se constituíram os Grupos de Capoeira Angola e Regional. Assim, procurou-se analisar o cenário histórico e as produções dos mestres Bimba e Pastinha por serem eles os fundadores dos estilos acima citados. Concluiu-se que a inauguração deste novo modelo constitui-se como meio de institucionalização de uma prática de lazer que estava fortemente associada à "vadiagem" e criminalidade, passando por uma conformação que aproxima o seu significado a um "bom lazer", possibilitando assim, uma gradativa valorização social que culminou em sua legalização e expansão.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV16N01_a8.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.