Resumo

Esse trabalho é baseado em experiências com educandos e com educadores da Educação de Jovens e Adultos. Trazemos parte dos resultados de uma pesquisa que procurou compreender as contribuições da Educação Física para a EJA, apresentando, também, a vivência de uma oficina de corporeidade para educadores de EJA. Realizamos a discussão sobre as possibilidades da Educação Física estabelecer um diálogo com a trajetória e as experiências de vida dos sujeitos da EJA. Utilizamos reflexões feitas pelo historiador E. P. Thompson, o qual sustenta ser a experiência um fator preponderante para a organização educacional uma vez que influencia as mais diferentes dimensões do processo de ensino. Propomos, então, alguns elementos para estabelecer possíveis contribuições das práticas corporais realizadas pelos educandos nas aulas de Educação Física e reflexões sobre benefícios no cotidiano. Buscamos, também, compreender o sentido atribuído a essas práticas pelos educandos. Quanto aos educadores, apresentamos como lidam com práticas corporais diversificadas e as reflexões nascidas dessa experiência. A partir dos resultados apresentados e da discussão de conceitos como experiência, memória, conhecimento e suas relações com a cultura corporal, o trabalho aqui apresentado busca gerar apontamentos para auxiliar na melhoria das práticas da Educação Física na EJA.

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