Resumo

A moda desportiva ocupa um espaço de import ânc i a c re s c ent e na
valorização do espectáculo desportivo. Se, por um lado, o público procura
a ex i b i ç ã o d e s p o rt iva , m a n i fe s t a ç ã o i n c o n t o rn á ve l d a c u l t u ra
contemporânea, por outro, o desporto necessita de testemunho e ratificação,
carece revelar-se na presença dos espectadores. O vestuário, os acessórios,
o calçado e, até, os penteados e a maquilhagem usados pelos desportistas,
representam uma linguagem simbólica e constituem-se como uma forma
de comunicação que provoca uma resposta emocional na comunidade
interpretativa que assiste ao espectáculo desportivo. A presença de valor
estético na moda desportiva, ou seja, de qualidades estéticas nos diferentes
objectos que a concretizam, não é estranha ao desejo de contribuir para a
estruturação da experiência estética desencadeada pelo encontro do
observador com o desporto. A relação que o espectador estabelece com
essas qualidades e as reacções que elas em si provocam, permitem-lhe
refazer o espectáculo desportivo ou, por outras palavras, como afirmava
SCHILLER (ed. 1994) "A realidade das coisas é obra dessas mesmas coisas; a
aparência das coisas é obra do ser humano, e um ânimo que se deleita com
a aparência já não sente prazer no que recebe mas no que faz." (p.93). O
olhar estético do observador é um olhar de profundidade que penetra as
linhas, as formas, os relevos, as cores, os volumes, as texturas, as melodias,
as tensões do corpus desportivo, que se manifesta também, entre muitos
outros aspectos, por meio da moda desportiva. No presente trabalho, com
recurso a imagens de elevado conteúdo semântico, os autores procuram
evidenciar a importância da consideração da moda desportiva na apreciação
estética do desporto. A natação, o atletismo, o futebol e o ténis são os
exemplos escolhidos para evidenciar como a conceptualização da moda
desportiva do século XXI poderá ser melhor entendida pela compreensão
de que, às questões relacionadas com a funcionalidade dos equipamentos,
estão inerentes as questões estéticas. Se, filosoficamente, as dimensões
e s t é t i c a e u t i l i t á r i a s e m p re s e o p u s e ra m , n a m o d a d e s p o rt iva a
funcionalidade dos equipamentos não representa papel de intruso na
estética do desporto: ao contribuir para elevar a qualidade da performance,
ao promover categorias como a velocidade, a agilidade, a eficiência, a
espectacularidade, a funcionalidade transfigura-se em excelência, em
perfeição, em superação, em valor estético

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