Um Esforço de Interpretação Empírica da Variação nos Níveis de Aptidão Física a Partir da Modelação Hierárquica: Um Estudo em Crianças de Seis a 10 Anos de Idade da Região de Amarante – Portugal

Por: José Antônio Ribeiro Maia, Maria Carneiro e Rui Garganta da Silva.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.20 - n.1 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e interpretar o significado da influência de determinantes que expliquem a heterogeneidade da aptidão física relacionada à saúde (AptFS) com base na abordagem da modelação hierárquica. Foram amostradas 1779 crianças dos seis aos 10 anos de idade da região de Amarante no norte de Portugal. Os determinantes considerados foram as condições ambientais de implantação das escolas, aspectos sócio-geográficos, recursos materiais e humanos. A AptFS foi avaliada com a bateria Fitnessgram e a atividade física (ActF) foi estimada com base no questionário de GODIN & SHEPHARD (1985). A análise dos dados foi feita com “software” HLM 6.02. Constatou-se a presença de uma hierarquia informacional atribuindo às escolas uma parte da explicação (0,05 < rho < 0,31). A maior variabilidade interindividual ocorreu na prova da milha sendo a idade, o sexo, os níveis de ActF e o índice de massa corporal (IMC) os maiores preditores. As condições ambientais do meio escolar e as estruturas humanas e escolares não foram incluídas nos modelos por ausência de significado estatístico. As conclusões remetem-nos: 1) para a necessidade do uso da modelação hierárquica no estudo da complexidade informacional da AptFS; 2) para a forte presença de variabilidade interindividual nos níveis de aptidão; 3) na forte influência da idade, sexo, ActF e IMC; 4) na ausência de efeitos do envolvimento, que reclamam um novo esforço de operacionalização e validação. É impossível que a variabilidade da AptFS recaia exclusivamente nas características das crianças. UNITERMOS: Crianças; Aptidão física; Envolvimento; Modelação hierárquica.

Endereço: http://www.usp.br/eef/rbefe/v20n12006/v20n1_p71.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.