Resumo

Introdução: O presente estudo aborda a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física escolar e se justifica por possibilitar a ampliação do debate sobre a temática, direcionando olhares para as práticas dos professores dessa disciplina. “Cabe à escola não só adaptar-se às insuficiências dessa criança, mas também lutar contra elas, superá-las”(VYGOTSKY, 1997,p.35-36). A educação física tem a função de preparar o aluno para ser uma pessoa ativa fisicamente, incorporando a prática da atividade física em sua vida. Betti e Zuliani (2002) afirmam que a formação da criança e do jovem é concebida como uma educação integral, somando-se a educação física, intelectual e moral. Objetivo: O objetivo geral foi investigar como os professores de educação física atuam no processo de inclusão de alunos com deficiência em suas aulas e destacar a importância do seu papel nesse processo. Metodologia: Utilizou-se o método de pesquisa etnográfico de abordagem qualitativa. Foi elaborado um questionário com dez questões discursivas para coleta de dados. Selecionamos nove escolas municipais de ensino fundamental por meio do mapeamento da Secretaria Municipal de Vitória/ES, que apresentam uma proposta de trabalho na perspectiva da educação inclusiva e atendem alunos com diversos tipos de deficiências. Apenas cinco professores de escolas diferentes aceitaram participar da pesquisa Resultados: Em todas as cinco escolas que participaram da pesquisa, os professores admitiram uma falha a sua formação para docência, no que diz respeito à formação para lidar com alunos com deficiência, e não tem incentivo para buscar uma formação continuada na área. E em todas __ Resumos do II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP elas faltam material específico nas aulas de Educação Física. Conclusão: Embora haja uma tentativa de um trabalho inclusivo nessas escolas, ainda não não houve resultados satisfatórios. No sentido de sanar esse problema seria recomendável um maior apoio da equipe pedagógica, na perspectiva de realização de um trabalho colaborativo.

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