Um Modelo Formal Para Planejamento Estratégico em Ambientes Cooperativos e Competitivos. Estudo de Caso: Desenho e Implementação de Um Simulador de Basquete

Por: Guilherme Fernandes Otranto.

101 páginas. 2017 13/09/2017

Send to Kindle


Resumo

A motivação que deu origem a esse trabalho foi um desejo de criarmos um simulador de esportes de invasão coletivos capaz de aplicar estratégias definidas pelo usuário para guiar o comportamento de agentes na simulação. Com esse objetivo em mente nós criamos um modelo formal de estratégia para descrever comportamentos complexos em equipe e desenvolvemos métodos para usar esse modelo no cálculo de planos coletivos. Definimos o modelo e os métodos de planejamento de uma forma abrangente que pode ser aplicada em muitos domínios diferentes. Definimos um domínio para a simulação de partidas de basquete e implementamos nossa metodologia para desenvolver um simulador. Também apresentamos uma arquitetura de controle que é compatível com o planejador proposto e mostramos como implementá-la na criação de um simulador de basquete. O modelo formal que desenvolvemos pode ser usado para representar comportamento coletivo, analisar eventos reais e criar simulações. Desenvolvemos um desenhador de estratégia que permite que o usuário final desenhe e visualize estratégias de equipes de basquete. Finalmente, desenvolvemos um sistema que interpreta o conteúdo gerado pelo usuário e cria uma simulação de basquete usando o comportamento descrito. Propusemos também uma metodologia para o desenvolvimento de sistemas de simulação envolvendo múltiplos agentes inteligentes. Nossa arquitetura de controle separa as várias camadas de controle, simplificando o processo de desenvolvimento e resultando em um sistema naturalmente expansível. Palavras-chave: planejamento, simulação de comportamento, inteligência artificial.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-13112017-160053/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.