Um Movimento, Dois Olhares: a Mudança de Paradigma na Análise do Controle Motor e Seu Efeito na Abordagem da Marcha Humana

Por: Alessandro Haupenthal, Natalia Duarte Pereira e Stella Maris Michaelsen.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.18 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A análise de dados na ciência depende da bagagem cultural e experiência do pesquisador. Estudos sobre a marcha tem como base uma das principais teorias de controle motor: programa motor generalizado e teoria dos sistemas dinâmicos. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar estas teorias e verificar como os estudos a partir destas correntes teóricas abordam o movimento humano denominado marcha. Métodos: Foram selecionados artigos completos a partir dos unitermos: motor program, generalized motor program, dynamic system theory, gait. Resultados: O programa motor generalizado analisa a semelhança dos dados para encontrar um padrão no movimento. Os sistemas dinâmicos visam analisar coordenação e variabilidade para verificar estabilidade ou emergência no movimento. Com isso os estudos a partir das duas teorias enfocam fatores diferentes para a análise e interpretação dos dados. Para a marcha a teoria do programa motor generalizado analisa a semelhança de dados de eletromiografia e cinemetria com o intuito de encontrar o padrão de movimento constante e segundo este padrão o programa motor abstrato para este movimento. A teoria dos sistemas dinâmicos visa analisar a coordenação inter e intra-membros e a variabilidade durante a tarefa para verificar a estabilidade do movimento ou a emergência de outro padrão. Conclusão: Pode ser caracterizado que estas duas teorias apesar de tratarem do mesmo tema, o fazem com objetivos diferentes, levando a constatação de uma divergência na abordagem e análise dos dados dependendo da teoria de base do pesquisador.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1746

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.