Resumo

19.2.2014 114 p

O objetivo deste estudo foi observar, descrever e interpretar como acontecem, na atuação pedagógica dos professores, as possíveis estimulações dos potenciais dos alunos durante as aulas de Educação Física nas escolas de educação básica de Uberaba/MG. Buscamos desvelar como ocorre mas aulas de Educação Física; compreender as situações de ensino-aprendizagem na prática pedagógica do professor; identificar as estratégias de ensino e os conteúdos desenvolvidos em suas aulas e, analisar o conhecimento do professor acerca da Teoria das Inteligências Múltiplas. Esta Teoria baliza nossos estudos, pois acreditamos que é da responsabilidade do professor de Educação Física identificar os potenciais, principalmente os corporais, dos seus alunos, desenvolver as possibilidades de criar situações diferenciadas, as quais consigam levar seus alunos à compreensão do que ensina. Para isso o ptamos por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, que, de acordo com os instrumentos escolhidos, fosse possível perceber diferentes perspectivas da atuação docente. Como instrumento de coleta de informações utilizam os um questionário a fim de caracterizar nossos sujeitos; utilizamos ainda uma entrevista semiestruturada, permitindo que os sujeitos expressassem livremente seus conceitos. Além disso, optamos pela observação das aulas como técnica metodológica, o que nos permitiu mergulhar no universo dos sujeitos, no local em que se dá a atuação deles e onde seria possível identificar sem a priori e preconceitos, conhecer suas estratégias de ensino, o s conteúdos ministrados e a relação estabelecida entre professor e aluno. Após a coleta das informações, analisamos sob o método proposto por Laville e Dione (1999), interpretando os dados e buscando apontar diretrizes para reais propostas de atividades pautadas na Teoria das Inteligências Múltiplas. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores do total de 5 escolas municipais e 4 escolas privadas. O ano escolar escolhido foi o 5º ano, escolha esta que se deu pelo período maturacional que se encontram esses indivíduos, pois é nesse momento em que eles começam a combinar e a refinar suas habilidades motoras fundamentais, de maneira mais complexa, sendo um excelente momento para a descoberta de infinitas execuções motoras. Após a coleta das informações e a análise dos dados, propusemo-nos a cruzar os dados para melhor interpretar os questionamentos que geraram este estudo. Percebemos que os professores repetem muitas práticas já vivenciadas no cotidiano dos alunos, não proporcionando diferentes situações em suas aulas. Embora a Teoria das Inteligências Múltiplas já tenha completado 30 anos de lançamento acadêmico,verificamos que muitos professores ainda não a conhecem, e aqueles que declaram conhecê-la não demonstram compreensão de seus princípios básicos. Com a observação das aulas somadas à realização das entrevistas, percebemos que existem apontamentos expressos no discurso dos professores que ainda não se concretizam em suas práticas em aulas. Portanto, acreditamos que é preciso refletir se o professor tem uma postura transformadora, se possibilita oportunidades variadas de aprendizagem, se auxilia a busca pelo conhecimento, e se se preocupa com a formação integral e o desenvolvimento pessoal de cada um de seus educandos.

 

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