Resumo

A Educação Física, está em busca da legitimação na escola, e neste momento devemos contribuir construir deste conhecimento. A tarefa do educador pressupõe uma contínua busca de atualização e reflexões sobre a sua prática pedagógica. O estudo teve como objetivo geral diagnosticar juntamente com os professores de Educação Física, como vem sendo desenvolvida a sua prática docente. Bem como, investigar, identificar e resgatar a prática docente dos professores. Este estudo baseou-se em um anterior onde foi proposto aos professores de Educação Física, atuantes nas escolas municipais de Pelotas, oficinas prático-pedagogicas promovidas pela SME e pelo grupo EPEF. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. A população foi constituída por professores de Educação Física participantes das oficinas prático-pedagogicas. Para coleta de dados o instrumento utilizado foi um questionário que combinava perguntas abertas e fechadas. Os principais resultados encontrados foram que: os professores investigados estão procurando formar alunos mais críticos e participativos; em algumas escolas o planejamento escolar não é construído em conjunto; as reuniões pedagógicas em algumas escolas ocorrem sem a participação do professor da disciplina; a organização das aulas da disciplina se dá de forma variada de modo que contemple as necessidades dos alunos. O que pode-se concluir é que os professores de Educação Física apresentam-se preocupados com a profissão e que estão conquistando o seu espaço na escola, neste sentido cabe fornecer aos mesmos condições de melhora na escola, melhoria esta, que deve ser proporcionada pelo poder público, de modo que possa ocorrer uma mudança na qualidade no ensino.