Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer e descrever a Educação Física escolar a
partir de aspectos qualitativos e quantitativos que compõe o cotidiano das
aulas de Educação Física no ensino fundamental da grande Porto Alegre. O
estudo caracteriza-se como descritivo numa abordagem quantitativa e qualitativa.
Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um questionário aberto
aplicado a 150 professores de Educação Física da rede de ensino público e
privado de ensino fundamental da grande Porto Alegre. Para a análise dos
dados utilizou-se a estatística descritiva. Após a análise dos dados chegou-se
aos seguintes resultados: foram apontadas diversas variáveis que dificultam as
aulas de Educação Física na escola, entre elas destacamos: a desvalorização da
escola em relação à educação física que se reflete em espaços e materiais
empobrecidos e inadequados; verificou-se que os principais conteúdos
trabalhados são esportes, sendo o vôlei e o futebol os mais citados. Os recursos
materiais para a realização das aulas mais citados são bolas, cordas, arcos e
colchonetes, sendo estes apontados como insuficientes para a prática. Quanto
aos eventos esportivos a maioria dos professores realiza torneios entre suas
turmas, e entre outras escolas de sua rede, sendo que poucos participam de
torneios municipais e estaduais. A maioria das escolas possuem proposta
pedagógica específica para a área de Educação física, estas propostas visam
desenvolver as aptidões físicas, integrar com o meio e oportunizar diferentes
vivências corporais aos alunos principalmente as esportivas. Após a discussão
dos dados percebemos forte identificação da Educação Física com o esporte,
constituindo a maior parte da sua manifestação na escola, ressignificar o esporte
na escola além dos aspectos técnicos e táticos é fundamental no processo de
formação do licenciado em Educação Física. Acreditamos que os resultados
apresentados neste estudo possam contribuir para a reflexão do acadêmico,
futuro docente, sobre a Educação Física no âmbito escolar apesar de
compreendermos a complexidade inerente a ação pedagógica cotidiana e dos
diferentes olhares que podem ser lançados sobre a mesma.

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