Um Programa de Atividade Física Para Sedentários

Por: Antonia Dalla Pria Bankof, Carlos Aparecido Zamai, Daniela Dias Barros, Daniela Miguel Crivelli, Fernanda Ferro, Jóse Antônio Strumendo Barbosa, Lara Novais Cremonesi e Luciana Teresa David.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Atividade física na promoção da saúde, alimentação saudável e controle de situações de estresse, integram um conjunto de medidas em busca da melhoria da qualidade de vida. O objetivo desse estudo consiste em administrar um programa de atividades físicas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos funcionários do departamento gráfico da Unicamp, faixa etária 35 à 45 anos, sedentários, com média de profissão de aproximadamente 14 anos. A atividade prática desenvolve-se através de relaxamento, exercícios respiratórios, manipulação corporal, alongamento, jogos recreativos e atividade aeróbia, como também embasamento teórico sobre alimentação saudável, conseqüências do fumo e estresse no dia a dia. As atividades propostas realizam-se com um encontro semanal com 60 minutos de duração e participação voluntária. Antes de iniciar o programa prático, os sujeitos (n=29 funcionários) responderam um protocolo desenvolvido para esse estudo. Os dados coletados nesses protocolo mostraram que 86,2% sentiam algum desconforto físico, 48,2% ingeriam bebidas alcóolicas diariamente, 41,3% eram fumantes e outros 41.3% portadoras de alguma doença crônico degenerativa. O mesmo protocolo foi aplicado após oito meses de programa. Constatou-se uma melhora satisfatória: o desconforto físico reduziu para 71,4%; o consumo de álcool diminuiu para 39.2% e as doenças crônico degenerativas decresceram para 28.5%. Somente o consumo de cigarro aumentou para 42.8%. Com esses resultados, evidencia-se a necessidade da continuidade da aplicação do referido programa, a fim de obter uma melhoria da qualidade de vida dos funcionários, como também prevenção de doenças crônico degenerativas já constatadas nessa população.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.