Resumo

Este estudo objetivou investigar a intervenção pedagógica de Professores de Educação Física que trabalham no Programa "Bairros de Lazer" da Prefeitura de Juiz de Fora, MG. De acordo com TRIVINOS (1992), esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, com entrevistas previamente estruturadas. Utilizou-se também a técnica da História Oral, de acordo com THOMPSON (1992). Realizou-se também observações, durante onze atividades do projeto, com base em uma ficha previamente elaborada observando os materiais utilizados, as atividades propostas e a intervenção do professor. É reconstruída a história deste programa, desde sua origem em 1978, assim como é feita uma análise do programa hoje. Os dados coletados sugerem a necessidade de uma reavaliação dos objetivos de tal programa, uma discussão sobre as concepções de lazer que permeiam as ações desenvolvidas, a inclusão da Educação para o lazer, e a montagem de programas que possam ser auto-geridos pela comunidade. ITcsperta-se também para novas perspectivas de pesquisa, como investigar a participação da mulher em atividades de lazer, ou ainda analisar a implantação de um programa com participação mais ativa da população, com relação a metas e atividades realizadas.

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