Um Programa Para Alfabetizacao de Deficientes Mentais: Primeiros Resultados

Por: Maria da Piedade Resende da Costa.

0 páginas. 1984

Send to Kindle


Resumo

Neste estudo propomos a sistematização de um Pro grama para ensinar leitura/escrita ao sujeito deficiente mental. Foi concebido a partir dos resultados favoráveis que obtivemos quando alfabetizamos alunos deficientes mentais com ênfase na estimulação polissensorial. porem sem nenhum controle científico. Para estruturá-lo. buscamos subsídios em autores clássicos CItard. Séguin. Montessori. Fernald. Hegge-KirkKirk. Gillinghan-Stillman e Kephart) preocupados com o problema e que deram um tratamento especificamente relevante aos canais sensoriais no ensino da leitura/escrita. O Programa proposto apresenta dois enfoques distintos: a) o treinamento rítmico do traçado de linhas retas e curvas e b) o treinamento da leitura/escrita - um objetivando o período preparatório e o outro a alfabetização propriamente dita; ambos desenvolvidos através de treinos discriminativos dos canais sensoriais (visual. auditivo. tátil e cinestésicos. Para isto. utilizamos recursos materiais especificamente confeccionados. O treinamento rítmico está organizado no sentido da complexidade da posição das linhas, cuja hierarquizacão, na seqüência. atende à estruturação de estímulos espaço – temporais, pré-requisito para aquisição da leitura/es crita. Compreende dezoito posições e cada uma destas ’ e treinada particularmente nos planos vertical. inclinado e horizontal. O treinamento da leitura/escrita está estruturado em duzentas e quinzes etapas, respeitando uma organização fonética especifica. No presente estudo aplicamos o Programa em nove sujeitos deficientes mentais com a idade mental média de quatro anos e oito meses e o Q.I. variando entre 52-36. pertencentes a instituição especializada. classe especial e classe comum do ensino regular~ Todos estavam repetindo a serie que freqüentavam, no mínimo, pela segunda vez. Os resultados obtidos até a etapa aplicada foram favoráveis. variando de sujeito para sujeito o ritmo na aquisição do comportamento específico.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2044&listaDetalhes%5B%5D=2044&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.