Um Programa de Treino de Formulação de Objectivos no Futebol: Desenvolvimento, Implementação e Avaliação

Por: José F. da Cruz, Pedro Lopes Almeida e Ricardo Alexandre Porém.

Análise Psicológica - v.19 - n.1 - 2001

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objectivos desenvolver, implementar e avaliar a eficácia de um Programa de Treino de Formulação de Objectivos no aumento do rendimento e na melhoria das competências psicológicas de jovens atletas de futebol. Este trabalho experimental, baseado no Programa de Formulação de Objectivos criado por Marten's (1987), teve a duração de dois meses e os sujeitos nele englobados (N=17) foram avaliados segundo medidas de rendimento e medidas psicológicas. O programa englobou uma fase de planeamento (constituída pela formação de uma «baseline» das competências técnicas e pela primeira aplicação das medidas psicológicas), uma fase de intervenção (implementação do processo de formulação de objectivos) e, por fim uma fase de avaliação da eficácia do programa composta pelo segundo momento de aplicação das medidas psicológicas. Os resultados deste estudo apontam para duas diferenças estatisticamente significativas («t-teste») nas variáveis psicológicas Ansiedade Somática e Orientação para a Tarefa, e para uma melhoria das medidas de rendimento.

Endereço: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.