Um Velho Livro Raro a Auto-percepção do Idoso Participante de Um Programa de Hidroginástica

Por: Moacyr de Paula Portes Júnior.

0 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Um programa de hidroginástica foi proposto para se tentar verificar se um grupo de idosos é capaz de perceber se, após participar deste programa, seu cotidiano foi alterado, como também, a ingestão de medicamentos, em decorrência de alterações positivas que poderiam acontecer. O programa teve duração de 14 semanas, com a participação de 120 idosos, ao final das quais, um questionário foi aplicado para que eles pudessem relatar o que puderam perceber. Da população foram selecionados 57 idosos para responderem ao questionário, pois estes, nunca haviam participado de um programa de atividades físicas regular, ou fazia mais de cinco anos que não participavam. As respostas foram analisadas mediante adaptação de técnica de análise de conteúdo e verificou-se que o cotidiano e a ingestão de medicamentos para a maior parte dos idosos foram alterados em decorrência da hidroginástica; esta percepção adveio de mudanças na saúde física, em relações sociais e nos estados psicológicos do idoso. Por análise quantitativa de variável subjetiva, 50,87% dos idosos relacionaram melhoras ao aspecto físico, 45,61% com maior mobilidade, 38,59% melhoria das atividades do cotidiano, 52, 63% melhoraram do quadro de doença e 33,33% diminuíram ou interromperam uso de medicação.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=766&listaDetalhes%5B%5D=766&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.