Integra

nos quais técnicos e professores poderiam se basear para organizaro conteúdo do seu programa. Entre eles poderíamos destacar os trabalhos de MAGAKIAN (1978), CARRASCO (1977), RUSSELL & KINSMAN (1986) e LEGUET (1987). Entretanto, por desconhecimento ou por resistência às mudanças e novas abordagens, ainda continuam a definir o conteúdo de seus programas em uma série de habilidades no solo, na barra e no salto. Não podemos afirmar que a literatura referente à Ginástica Artística seja ampla e acessível a todos os técnicos e professores do Brasil. Uma possível justificativa para essa escassez eria a pouca popularidade desta modalidade se comparada a outros esportes como o futebol, voleibol, basquetebol, natação, etc. Mas, segundo DIANNO (1988), o número reduzido de pessoas envolvidas na modalidade seria um problema de "aparelhagem inadequada e escassa" e "material humano desqualificado". Ainda segundo o mesmo autor, o pouco incentivo dos órgãos governamentais e dos clubes privados é que condicionou a Ginástica Artística do Brasil a esta situação precária. Entretanto, em nenhum momento o autor discutiu a competência e conhecimento das pessoas que orientam esse esporte ou fez menção à pouca literatura referente a esta área. Como não há intenção de se discutir a questão da formação e competência dos técnicos e orientadores, darei ênfase aoutras reflexões importantes neste ponto de vista. O objetivo desta seção de Ponto de Vista é apresentar uma alternativa de conteúdo para a estruturação de programas de iniciação à Ginástica Artística. É importante enfatizar que, em geral, a escolha do conteúdo pode explicar a pouca popularidade da modalidade, devida à pobreza nas opções de conteúdos objetivos e progressivos. O trabalho desenvolvido pelos professores canadenses Dr. Russell e Dr. Kinsman (RUSSELL & KINSMAN, 1986) ajudou a revolucionar a ginástica no seu país. A grande vantagem na forma de divisão do conteúdo da Ginástica Artística em seis Padrões Básicos de Movimento (PBM) está na sua simplificação, tanto para a compreensão do conteúdo como para a aplicação prática. Além disso, o aprendizado desses PBMs poderia proporcionar àqueles participantes mais talentosos e com desejo de participarem em eventos competitivos, o desenvolvimento das habilidades específicas e complexas da Ginástica Artística. É importante ressaltar que existem vários programas de iniciação à Ginástica Artística válidos que foram desenvolvidos or outros estudiosos na área. O destaque para o programa Nacional de Certificação de Técnicos do Canadá, conhecido como 3M NCCP (National Coaching Certification Program), se deve à sua repercussão positiva no âmbito escolar, recreativo e competitivo, relatada pelos próprios profissionais que vêm aplicando-o no seu ambiente de trabalho (Relato em encontro de julho/1998, Winnipeg, Canadá, Curso Nível 4 do 3M NCCP, sob supervisão dos professores Dr. Keith Russell e Dr. Tom Kinsman).

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