Uma Análise Crítica das Políticas Públicas de Esporte/lazer em São Gonçalo - Rj: Um Projeto de Pesquisa

Por: Marcelo Paula de Meio e .

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

A importância que o lazer assume na sociedade contemporânea torna-se cada vez mais indiscutível. Com isso, crescem também as discussões sobre as disparidades de possibilidades de acesso de diferentes setores da população à diversidade cultural do lazer. Nesse contexto, aumentam os questionamentos acerca do papel que o Poder Público deve ocupar no que se refere a tal problemática. Muitas vezes ouve-se até mesmo a alegação de que os investimentos em lazer não devem ser prioritários, já que grande parte da população não tem atendida suas necessidades básicas. Em decorrência, pode-se até mesmo, equivocadamente, observar um argumento que busque justificar o não cumprimento do dever que cabe ao Poder Público no que se refere ao assunto. Partindo da premissa que o Poder Público deve reconhecer o direito da sociedade a momentos de lazer, como também assumir o papel de promotor e incentivador destas atividades, o objetivo deste estudo será analisar a atuação da Secretaria Municipal de
Esporte, Lazer e Turismo (SEMELTUR) da Prefeitura Municipal de São Gonçalo (PMSG) no que conceme à elaboração de políticas públicas de esporte/lazer. Esse estudo justifica-se por oferecer possíveis  ndicadores que contribuam com a atuação da SEMELTUR e, logo, com a própria população gonçalense. Para alcance do objetivo, além da revisão de literatura acerca do assunto, serão realizadas entrevistas com pessoas que exerçam cargos de direção na SEMELTURJPMSG. Também serão analisados documentos obtidos na secretaria relativos a sua gestão, bem como observadas algumas atividades complementadas por aquela secretaria.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.