Resumo

O ponto de partida deste trabalho situa-se no nosso interesse pelos fenômenos ideológicos no seio do discurso. Em outras palavras, pela manifestação das correntes de pensamento nos discursos materializados nesse estudo pelo conhecimento produzido no âmbito da Educação Física. A idéia de que todo discurso é construído socialmente configura-se como algo essencial e problemático do ponto de vista desse estudo. Essencial porque torna-se impossível conceber qualquer discurso desvinculado de ideologia. Problemático porque nem sempre, no horizonte dos intelectuais produtores de conhecimento, essa relação é reconhecida. Partindo dessa reflexão, o estudo desenrola-se a partir do entendimento acerca de ideologia, fundamentado na visão de Michael Lowy, que concebe ideologias como as grandes correntes do pensamento contemporâneo - positivismo, historicismo e marxismo. Quanto ao referencial metodológico, pautamo-nos em Eliseo Verón, por permitir-nos considerar a análise de discurso sob a ótica da leitura ideológica ou produção de sentido. Para concretizar essa leitura, analisamos dez textos de dois volumes dos Ensaios: Educação Física e Esporte (1993 e 1994), publicados pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federai do Espírito Santo (UFES), com diversidade de temáticas como Pedagogia, Esporte. Corpo, Educação Física Adaptada, História e Educação Física, Educação e Jogo. A escolha dos mesmos foi realizada por intermédio de um questionário  distribuído para cento e cinqüenta e um alunos em formação, no mês de maio de 1995, dos quais cento e quatorze indicaram os textos mais lidos por eles. Dentre o universo de vinte e dois ensaios, analisamos os dez mais indicados, buscando compreender como as grandes correntes de pensamento manifestam-se e quais os sentidos produzidos por elas no decorrer dos discursos. Com base na análise em três grupos, consideramos que há uma transitoriedade significativa de correntes de pensamento nos ensaios, não permitindo a afirmação de que apenas uma ou outras se manifestou num determinado texto. Podemos concluir, a partir das discussões nos três grupos denominados Perspectivas de uma Educação Física Crítica, Instrumentalização e Fragmentação Discursiva, que alguns ensaios refletem questões muitas vezes indicadas para uma criticidade relevante para a Educação Física Brasileira, no que tange à fundamentação em pressupostos que percebem a luta de classes fundamental para o momento histórico enraizado na função prático-social. No entanto, esses mesmos ensaios recuam num ponto crítico de afirmação de um projeto político, estabelecendo uma lacuna que transmite a visão liberal como solução dos problemas ocasionados pelo modo de produção capitalista. Outros ensaios nem chegam a refletir uma visão crítica, apenas expõem informações livres de julgamentos, valores, enfim, visão de mundo, manifestando uma posição que desconsidera a relação ideologiaconhecimento, optando pela transmissão do conhecimento determinante do sujeito.