Uma Análise dos Comportamentos Excludentes em Relação a Cultura Corporal em Participantes de Musculação em Academias na Cidade de Fortaleza

Por: C. B. Silva, L. C. Magalhães, M. N. Nogueira, S. P. Rodrigues e V. S. D. S. Monteiro.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

Nos dias atuais é comum encontrar em academias pessoas com corpos esculturais obtidos através da prática da musculação, com a mídia impondo um biotipo, esta consegue mudar a visão das pessoas de tal forma que acabam perdendo sua identidade corporal e vivendo o que a própria mídia impõe, onde corpos bem definidos são sinônimos de saúde. Existe o pensamento que as pessoas estão buscando por uma falsa sensação de saúde, a realidade é que o estereótipo de beleza das academias acaba gerando certo desconforto em pessoas que procuram as mesmas para fins de manter a saúde. O objetivo deste trabalho é identificar, apontar a percepção dos praticantes de musculação em uma academia de Fortaleza, que sofrem comportamentos discriminatórios por questões da ditadura do corpo e que tentam uma busca de um corpo perfeito e esculpido, possibilitando assim uma melhoria na saúde. Como metodologia, destacamos a pesquisa bibliográfica que aborda o tema, como também foi realizada uma pesquisa de campo de modo transversal e com abordagem qualitativa, buscando compreender como as pessoas conseguem identificar os sentimentos das pessoas em relação a elas. Foram entrevistados 20 alunos de duas academias da Cidade de Fortaleza através de um questionário semi-estruturado. Após a coleta e análise de dados concluiu-se que os entrevistados mantem um pensamento de que se encontram fora dos padrões de beleza e portanto excluídos de um universo imposto pela mídia, com relação a peso e a maneira de se vestir passando por uma certa descriminação feita por determinados grupos de alunos, onde na realidade a academia era pra ser um espaço que a possibilidade e a transformação corporal deveria se fortalecer a cada dia que o aluno ali estivesse procurando para alcançar seus objetivos e não um espaço onde a moda, a mídia e corpos super definidos ditam as regras, assim fazendo com que as pessoas acima do peso e fora dos padrões da moda se sintam incomodadas e acabam se afastando do meio fitness e por fim procurando outros meios para se adequar a realidade das academias da atualidade. Apoio Fametro.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2016 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.