Uma Biografia da Dança Contemporânea

Por: Ana Vitória Silva Freire.

0 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho teve como prioridade resgatar, pelo viés da memória / história oral, parte da trajetória de vida de uma personalidade da dança brasileira, Angel Vianna. Paralelamente, outros personagens e acontecimentos importantes da história da dança são trazidos à cena, auxiliando a preencher parte da lacuna que se verifica na historiografia da dança no Brasil. A pesquisa, coleta de dados e posterior análise crítica confirmam o pioneirismo de Angel Vianna no âmbito da educação da dança no Brasil, bem como sua importante contribuição na formação de profissionais atuantes em diversos segmentos sociais e na implantação de frentes inovadoras de trabalhos artísticos, educacionais e terapêuticos. Tendo se tornado, através de uma práxis historicamente construída, conhecedora profunda das questões que envolvem o corpo, Angel Vianna continua hoje, aos 76 anos de idade, voltando-se para novas experiências com o mesmo viço de quem está começando a aprender. Daí se deduz que a presente pesquisa não será a única a abordar a trajetória pessoal e profissional dessa pioneira do movimento de expressão corporal no Brasil e primeira pessoa a receber a titulação de Notório Saber em Dança pela ,Universidade Federal da Bahia. Outros estudos, de universidades e instituições de pesquisa da dança, certamente procurarão explorar novos ângulos e aprofundar o conhecimento sobre vida e obra dessa personalidade singular: a Mestra Angel Vianna.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=375&listaDetalhes%5B%5D=375&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.