Resumo

OS ESTUDIOSOS DO CORPO HUMANO DEFRONTAM-SE COM UMA SÉRIE DE PROBLEMAS DE DIFERENTES NÍVEIS QUE SE ESTENDE DESDE A VISÃO MATE­RIALISTA ATÉ A CRENÇA EM UMA SOBREVIDA ETERNA DO SER HUMANO. ABOR­DAR 0 TEMA DO CORPO SIGNIFICA, PORTANTO, ENVOLVER-SE EM QUESTÕES QUE INICIAM COM A MECÂNICA, PASSAM PELAS INSTÂNCIAS DO, SOCIAL E ATINGEM A ESFERA DO TEOLÓGICO. A COMPLEXIDADE DO TEMA COMEÇA PELA DIFICULDADE EM SITUAR 0 ESTUDO DO CORPO HUMANO NO CONTEXTO DOS SA­BERES HUMANOS. ELE É OBJETO DE MÚLTIPLAS CIÊNCIAS. A FILOSOFIA, POR SUA VEZ,; NÃO RESERVOU UM LUGAR ESPECÍFICO PARA AS QUESTÕES DO CORPÓ­REO. OS PROBLEMAS REFERENTES AO CORPO FAZEM PARTE DE ANTROPOLOGIAS QUE PRIVILEGIARAM A PSIQUÊ, A ALMA E A RAZÃO. A HISTÓRIA DO CORPO NOS MOSTRA MÚLTIPLOS PERFIS E DIFERENTES FISIONOMIAS DO CORPO HUMANO. ELE FOI A PRISÃO DA PSIQUÊ OU DA ALMA; 0 LUGAR DO CASTIGO E DA EXPIAÇÃO; 0 ESTORVO PARA 0 DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO; A FONTE DAS NECESSIDADES, APETITES E PAIXÕES; A SEDE DAS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS E DOS PROCESSOS METABÓLICOS; UMA MÁQUINA VIVA AUTOCONSTRUTIVA, TELEONÔMICA E AUTOREPRODUTIVA; INSTRUMENTO DE TRABALHO E DE PRAZER; OBJETO DE EXPLORAÇÃO E DE DOMINAÇÃO. MAS EN­FIM QUE É 0 CORPO? A RESPOSTA Ê MÚLTIPLA E, NO FUNDO, CADA SOCIEDA­DE RESPONDE SEGUNDO SEU PRÓPRIO PROJETO, POIS CADA CULTURA GERA A FISIONOMIA DO CORPO QUE LHE CONVÉM. DIANTE DESTA SITUAÇÃO A FILOSOFIA DO CORPO TORNA-SE UMA RE­FLEXÃO DE EXTREMA ATUALIDADE, E, PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA, SEM DÚVI­DA, TORNA-SE UM ESTUDO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA DEFINIR SUA PRÓPRIA COMPETÊNCIA.

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