Resumo

O presente trabalho é uma tentativa de desvelar o mundo conceituai dos professores que ministram aulas de Educação Física Escolar nas séries iniciais do I o grau. Trata-se de analisar como esse professores pensam conceitualmente o corpo humano. Os dados foram coletados através de entrevistas efetivadas junto a professores com formação diferenciada-2° grau magistério e licenciados em educação física. Análise dos dados referendou-se na abordagem sócio-histórica da formação e desenvolvimento dos conceitos e nas concepções de corpo humano construídas ao longo do processo sócio-histórico-cultural do ser humano. Para isso, optou-se, na segunda parte, por um incursão histórica sobre as concepções que foram se elaborando acerca do corpo humano. O estudo do estágio de desenvolvimento em que se encontra o conceito de corpo humano dos dois grupos de professores evidencia que, de um modo geral, os professores encontram-se no estágio de desenvolvimento conceituai, ou seja, não conseguem se desvencilhar do saber do senso comum, limitando aos conceitos espontâneos, independente do seu nível de escolaridade. A partir da discussão acerca do acesso ao conhecimento relativos ao corpo humano, durante o processo de formação, delineou-se alguns elementos indicadores da fragilidade conceituai desse/j professores. Constatou-se que a dificuldade dos professores em lidar com a dimensão corpo, tanto prática como teoricamente, advém, em grande parte, do processo de formação recebida. Tudo indica que não há nenhum compromisso com a formação e desenvolvimento de conceitos científicos não se observando nenhum avanço, por parte dos professores, na apropriação do saber sistematizado. Isso aponta para a necessidade de os centros formadores repensarem a formação/profissionalização docente dos professores particularmente, os que atuam na área de educação física escolar. 

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