Resumo

A produção do conhecimento científico contemporâneo tem sido cada vez
mais especializada e fragmentada, conseqüentemente, os próprios especialistas
nem sempre são capazes de acompanhar a totalidade dos avanços em sua área.
Nesse sentido, parte da comunidade científica passou a discutir outras formas
de pesquisa como, a multidisciplinar, a interdisciplinar e a transdisciplinar, que
podem ser confundidas umas com as outras. Em alguns casos os autores
empregam o termo interdisciplinar, quando na verdade a pesquisa é
multidisciplinar e em outros casos, utilizam a terminologia transdisciplinar,
quando o estudo é interdisciplinar ou multidisciplinar. O que pode diferenciar
a transdisciplinaridade da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade é que,
para as duas últimas, o processo de relação, integração ou conexão do
conhecimento parte das disciplinas, podendo haver hierarquização entre elas
em razão do status acadêmico que cada uma possui. Na transdisciplinaridade,
o ponto de partida pode ser o objeto, e não há distinção do grau de importância
de qualquer disciplina. O conflito entre os três termos pode ser negativo porque
deturpa a função de cada um, porém, em função da hiperespecialização do
conhecimento, uma abordagem pode ser complementar à outra na medida em
que diferentes áreas do conhecimento são capazes de ir avançado de um tipo
de pesquisa para o outro até que o objeto seja mais bem compreendido. O
importante nesse processo é entender os fenômenos a partir das relações,
interações ou conexões de suas características. A dificuldade de se encontrar
meios para a integração de disciplinas cada vez mais especializadas e
diferenciadas e a necessidade eminente de publicações em periódicos
especializados, fazem com que a maior parte dos pesquisadores se oponha a
elaboração de projetos com o delineamento multidisciplinar, interdisciplinar
ou transdisciplinar. Todavia, acredita-se que é muito importante para a melhor
compreensão de temas complexos, como os que a Educação Física e Esporte
pesquisam, que as dificuldades sejam afrontadas e que proposições sobre a
integração do conhecimento sejam elaboradas e aplicadas.

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