Uma Experiência de Ensino do Futebol no Currículo de Licenciatura em Educação Física

Por: .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Esse trabalho trata de uma investigação qualitativa realizada nas aulas de educação física de uma escola pública de Porto Alegre - RS com onze estudantes terminais da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi o de examinar os efeitos da relação entre a produção de conhecimento e a prática docente da educação física escolar, através do ensino de uma técnica corporal específica (Futebol), envolvendo alunos de 5â à 8â série do ensino fundamental. Utilizei procedimentos metodológicos predominantemente etnográficos e referenciais teóricos do âmbito da investigação-ação. Com referência a organização curricular a investigação mostrou a necessidade de rever as condições materiais objetivas nas quais as instituições de formação inicial organizam o trabalho pedagógico dos estudantes. Para eles, o trabalho realizado constituiuse em uma imersão consciente na ecologia da escola pública, principalmente no que se refere ao dimensionamento de objetivos e programação do ensino de acordo com as condições sociais do grupo e da escola. As estudantes tiveram que redobrar esforços para executar as atividades de aula. Emergiu na ação didática dos alunos e na dificuldade de realizar uma investigação durante a atividade docente, o quanto a formação inicialdesse coletivo docente está desarticulada das necessidades da escola. Essa dificuldade para realizar pesquisa e ensino simultaneamente está relacionada à diferença entre a lógica de pesquisar e conhecer no âmbito da educação física, como área de conhecimento e a lógica de pesquisar e conhecer necessária as questões fundamentais da prática docente da educação física escolar.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.