Resumo

Promover um senso de pertencimento e uma conexão pessoal é visto como fundamental por muitos pesquisadores educacionais, independentemente do ambiente de aprendizagem.

A aprendizagem on-line certamente oferece oportunidades flexíveis de aprendizagem, mas traz questões importantes. Para os alunos on-line, nutrir um senso de pertencimento pode representar uma maneira de melhorar suas experiências e realizações, bem como reduzir as taxas de evasão. A pesquisa que explora especificamente o senso de pertencimento e a aprendizagem on-line é limitada. Este artigo aborda essa lacuna e relata um estudo exploratório em pequena escala utilizando métodos qualitativos de coleta e análise de dados para investigar a importância, ou não, do senso de pertencimento à educação on-line de pós-graduados, explorando as origens, a natureza de sua experiência de vida, aprendizagem on-line e seu senso de pertencimento a ela. Nossas descobertas iniciais enfatizam a importância do pertencimento para eles como alunos on-line e identificaram três temas significativos: interação / engajamento, cultura da aprendizagem e suporte. Essas descobertas iniciais destacam a importância desses três temas na promoção de um sentimento de pertencer e na garantia de haver oportunidades para interações significativas entre grupos e colegas; elas serão de interesse a todos os envolvidos na educação on-line.

Acessar