Resumo

A essência do problema que deu origem a este estudo foi pautada nas dificuldades ,apresentadas por alguns adolescentes, com idade entre 11 e 15 anos, pertencentes ,à Clínica Vallinoto Consultório Médico, na cidade de Belém – PA, com alterações ,posturais e que expressam, corporalmente, a dificuldade de manter suas posturas ,corporais em posição correta. A partir daí questionou-se: Até que ponto seria ,possível apresentar uma proposta alternativa de trabalho, própria de uma ,intervenção profissional, composta por uma conduta e por comportamentos motoresbaseada nos conhecimentos advindos da Ciência da Motricidade Humana e da ,Fisioterapia, para prevenir, reduzir ou eliminar tal dificuldade? Dessa forma, o ,objetivo geral foi determinado com o propósito de reduzir esta dificuldade, para tanto ,se estabeleceu uma interpretação epistemológica acerca do valor da ,ergomotricidade em um programa de Reeducação Postural, inerente a uma ,intervenção da área da Fisioterapia voltada para intervir nas alterações posturais ,de adolescentes. Isto foi feito no contexto da Ciência da Motricidade Humana e na ,área de Concentração da "Dimensão Sócio-Histórica da Motricidade Humana", na ,linha de pesquisa "Aspectos educacionais da Motricidade Humana" e no Projeto de ,Pesquisa "Avaliação de condutas motoras em sistemas educacionais". O objetivo ,geral foi alcançado através do desenvolvimento de uma compreensão axiológica ,acerca dos adolescentes com alterações posturais; de uma avaliação acerca da ,eficácia de um programa de Reeducação Posturais, e da elaboração de uma ,ordenação axiológica, tudo isto norteado por duas hipóteses: uma de natureza ,racional, na qual foi estabelecido que a teoria dos valores tornar-se-ia necessária ,para assegurar a sustentação de significado estrutural em todo o desenvolvimento ,do estudo; e outra, de natureza experimental na qual foi suposto que haveria uma ,redução significativa (para valor p

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