Uma Leitura da Questão da Deficiencia e da Inclusão no Ensino Municipal de Hortolandia : Olhares e Ações da Docencia de Educação Fisica e de Seus Pares

Por: Moises Lopes Sanches Junior.

2009 08/07/2009

Send to Kindle


Resumo

Muito se tem discutido sobre a deficiência em crianças e adolescentes. Várias pesquisas apontam para a necessidade de um fazer docente que respeite a diversidade humana. Este trabalho visa verificar a percepção dessa realidade através dos olhares e ações demandadas por parte do profissional da Educação Física, como elemento integrador dos aspectos da saúde, posto sua área de formação, e das possibilidades educacionais, uma vez que ele também é um educador, bem como a de seus pares na gestão escolar (Gestores, Supervisores, Orientadores) no intuito de perceber possíveis demandas e lacunas na relação teoria-prática do processo da inclusão. Esta pesquisa se propõe em primeiro lugar a levantar esta informação nas 40 (quarenta) escolas do município e classificar os resultados identificando as ações e percepções dos profissionais potencialmente fomentadores da ação inclusiva. Pretendemos que de posse dessas informações serão possíveis intervenções quer no sentido do revisitar o problema com outras pesquisas, quer na direção posicionar ações político-pedagógicas que se interponham no âmbito da ação docente bem como da discussão das políticas pedagógicas do município no que concerne a questão da inclusão 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000467921&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.