Uma Nova Equação Baseada em Idade Para Predição da Frequência Cardíaca Máxima em Corredores Aerobiamente Treinados

Por: Ana Claudia Pelissari Kravchychyn, Cecília Segabinazi Peserico, Danilo Fernandes da Silva, Fabiana Andrade Machado e Paulo Victor Mezzaroba.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.40 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Esse estudo objetivou gerar uma equação de frequência cardíaca máxima (FCmax) baseada na idade para corredores aerobiamente treinados. Trinta e quatro corredores homens realizaram três testes incrementais em esteira motorizada, com início a 8km·h-1 e incrementos de 1km·h-1 a cada um, dois ou, três minutos. A FCmax foi definida como o valor mais alto de frequência cardíaca registrado em cada teste. As análises de post hoc indicaram que a FCmax de cada teste foi significativamente menor que o valor mais elevado de FCmaxpara cada participante. A FCmax predita pela equação “206-0,7 x idade” subestimou a mais alta FCmax em 8,6batimentos·min-1. Logo, a equação gerada baseada em idade “218-0,8 x idade” deveria ser usada para predizer a FCmax em corredores aerobiamente treinados.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/a-new-age-based-equation-for/articulo/S0101328915301220/

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.