Uma Proposta Metodologica Para o Ensino do Handebol : Estudo de Caso com Adolescentes do Sexo Feminino Entre 13 e 15 Anos

Por: Carla Abrahão Verginelli.

78 páginas. 2012 30/10/2012

Send to Kindle


Resumo

Resumo: O handebol é considerado um espot1e recente no Brasil. O incentivo para essa modalidade ainda não é suficiente para difundir sua prática nos clubes, nas escolas de esporte e nos meios de comunicação. Os métodos de ensino usados para o handebol não são baseados nas características de jogo dos alunos, sendo utilizadas na maioria das vezes metodologias que não condizem com a realidade das crianças/jovens. Assim, toma-se necessária a investigação com o grupo para o desenvolvimento de uma metodologia específica, baseada nas correntes pedagógica de ensino dos jogos coletivos e nas características do público-alvo, tendo como objetivo que o aluno entenda a lógica do jogo e esteja preparado para as diversas situações que a modalidade apresenta. Neste trabalho, foram analisados catorze jovens do sexo feminino, com faixa etária entre 13 e 15 anos, submetidas a aulas semanais (duas vezes por semana) com duração aproximada de 90 a 120 minutos. As aulas contavam com atividades baseadas nos diversos jogos (adaptados, situacionais, lúdicos) e alguns exercícios analíticos. Duas filmagens dos jogos das alunas foram feitas, uma no início das aulas e outra após o método ser aplicado no grupo, para comparação e análise do método. Os jogos foram divididos em três tempos com diferentes sistemas defensivos. Na primeira filmagem o jogo foi classificado de acordo com Garganta (1998), as alunas apresentaram características da fase do jogo anárquico e da fase de descentração. Após as aulas e a segunda filmagem, foi observada uma estruturação no jogo com um progresso da tática das alunas. O jogo foi caracterizado na transição da fase de descentração para a fase de estruturação. As principais diferenças entre as duas filmagens foram em relação à organização defensiva, posicionamento ofensivo, ocupação dos espaços no ataque e comunicação. No sistema zonal 6:0 pode ser ressaltada a organização por zona da defesa, que teve algumas dificuldades na primeira filmagem. A metodologia aplicada atingiu os propósitos de um método que pretende desenvolver a compreensão da lógica do jogo por pm1e dos alunos, permitindo um progresso do jogo com um maior entendimento, raciocínio e organização tática. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000390197&opt=4

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.