Resumo

O presente trabalho propõe uma nova concepção de "estágio acompanhado" na disciplina Prática de Ensino, nos cursos de licenciatura em Educação Física. A partir de um grupo de dez (10) estudantes, regularmente matriculados nessa disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM/RS, é que se formulou um programa de ação para intervir no estágio. Essa pesquisa-ação teve a tarefa de desconstruir, através de um processo analítico, a rede de significações e as conseqüências sociais da prática escolar cotidiana. À medida que desconstruía, para conhecer e transformar, formulava-se medidas para uma ação, que estruturou o estágio com as seguintes atividades: 1) Função das análises de aulas; 2) Função do planejamento; 3) Função da realização das aulas como avaliação. Com esse interrelacionamento entre as atividades curriculares, procurou-se problematizar as etapas do estágio, fundamentada numa visão social crítica, não só conhecendo a prática docente, mas também os problemas atuais do processo didático-pedagógico, na formação de professores de Educação Física.

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