Integra

INTRODUÇÃO:

Este estudo foi desenvolvido na comunidade denominada Vila Santana, no município de Ubatuba, SP, com o objetivo de construir uma relação dialética entre os pesquisadores e os membros desta comunidade. Existe um grande número de crianças habitando neste local, e esse foi o motivo e interesse em estar desenvolvendo um projeto de pesquisa que auxiliasse uma intervenção prática. A ação educativa se concretizou por meio da implantação de um projeto de recreação e lazer na comunidade, com a intenção de encontrar possibilidades de construir uma compreensão sobre os significados atribuídos às vivências como brincadeiras, jogos, oficinas de brinquedos com material reciclado e outras atividades recreativas e lúdicas, utilizando-se das potencialidades educativas do lazer como canal possível para a busca de transformações. Poder contribuir para a formação e para o desenvolvimento de seres humanos capazes de transformar a si próprios e a sua realidade foi o que se pretendeu.


 METODOLOGIA:

Utilizou-se o enfoque qualitativo sendo realizada uma pesquisa participante buscando adentrar, compartilhar e compreender o universo de significados relacionados ao tema enfocado. Neste estudo predominou o diálogo entre as áreas do conhecimento, transcendendo o rompimento e a fragmentação dos saberes. Os conceitos e teorias utilizados neste estudo, referentes ao lazer, ao esporte, ao espaço e ao tempo foram obtidos na Educação Física, Antropologia e Sociologia. A interpretação dos dados foi realizada por meio de relatos de observações das atividades desenvolvidas, uma entrevista semi-estruturada com os participantes, e a filmagem de um vídeo que auxiliou e enriqueceu a interpretação e a compreensão dos significados construídos no decorrer das vivências. Privilegiou-se a discussão dos diálogos (entrevistas com os sujeitos) com as teorias fornecidas pelos autores, "entrecruzando" suas idéias e conceitos formando uma espiral e construindo-se uma totalidade, na qual não há cisão entre teoria e pesquisa de campo, mas sim um entrelaçamento constituindo uma teia, onde a compreensão dos significados está conectada.

 RESULTADOS:

Após a implantação do projeto de recreação e lazer que durou cerca de dezoito sábados e a análise dos dados, com base nos resultados do estudo, pode-se perceber que as atividades vivenciadas proporcionaram além da possibilidade de expressões sensíveis e prazerosas, a valorização da auto-estima, o respeito pelo outro, a cooperação, a afetividade, a socialização, a construção de conhecimento, a criatividade, a autonomia, o envolvimento a tomada de consciência e o reconhecimento da importância desse momento de lazer, vivenciado como espaço de liberdade, divertimento, prazer, recreação, entretenimento, informação e formação, educação, participação, "veículo" e "objeto" de desenvolvimento humano.

CONCLUSÕES:

Tais indicadores sinalizam que a pesquisa científica representa uma importante arma capaz de intervir na realidade para auxiliar na resolução de problemas, superar obstáculos, criar novas perspectivas, modificar comportamentos, motivar grupos a fim de que se tornem auto-suficientes, com autonomia para agir e interagir com toda a comunidade, transformando-a, fazendo com que uma situação opressiva se torne ação coletiva capaz de proporcionar mudanças em todos os aspectos. Este artigo foi elaborado sem pretensões de apontar os caminhos verdadeiros, mas de contribuir para soluções alternativas de mudanças, somando esforços com outras pesquisas direcionadas a mover comunidades por meio de ações educativas, na busca do pleno exercício da cidadania.