Uma Vez Flamengo Sempre Flamengo: a Representação da Presidente Patrícia Amorim na Mídia Esportiva Nacional

Por: Tatiane Hilgemberg Figueiredo.

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Apesar do título de democrático e democratizador, o esporte, como prática social moderna, foi construído como masculino, em que as condições de acesso e participação das mulheres no esporte, quando comparadas às dos homens, nem sempre foram iguais. Visto que a inserção da mulher nos cargos de gestão e administração de clubes e confederações ocorre de forma ainda mais lenta, o objetivo de nosso estudo é analisar a representação social de Patrícia Amorim, única mulher a presidir um grande clube de futebol no Brasil, o Clube de Regatas do Flamengo, na mídia brasileira, a fim de perceber os sentidos produzidos sobre a Patrícia mulher e dirigente esportiva. Esta pesquisa tem ainda como objetivos específicos verificar como a mídia tende a enquadrar a dirigente esportiva e analisar a forma como os êxitos e os malogros da dirigente são retratados pela mídia.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.