Resumo

Muitos aspectos têm sido apresentados, debatidos e sugeridos no sentido de se colaborar para que a complexa ação profissional dos professores de Educação Física seja constantemente atualizada por substanciais fundamentações advindas de conhecimentos teóricos e práticos, considerados meritosos e relevantes. Entre esses aspectos destaca-se, atualmente, uma justa preocupação para com uma ampla visão de Homem designada por termos como integral, global e holista, entre outros, sempre nos apontando para um mesmo rumo, ou seja, a imperiosa necessidade de se alcançar uma interação, equilíbrio ou harmonia entre as dimensões micro e macro-cósmica do ser Humano. Na dimensão micro-cósmica, aparecem os desafios de interação, equilíbrio ou harmonia entre as estruturas exteriores ou visíveis com as propriedades interiores ou invisíveis do Homem, ou, noutras palavras, entre o corpo físico e biológico com a mente,espírito, alma, caráter ou virtudes dos indivíduos. Enquanto que na dimensão macro-cósmica, surgem outros desafios de interação, equilíbrio ou harmonia entre as duas estruturas ou propriedades comentadas anteriormente com os seres da natureza terrena (minerais, vegetais, animais e demais hominais) e também com o universo como um todo. É sabido que podem existir muitas teorias e interpretações diferentes sobre as questões comentadas anteriormente. Entre elas, este trabalho se limitará a um enfoque eminentemente filosófico e terá como objetivo abordar tais assuntos através de algumas das temáticas próprias desta área do saber, ou seja, entre o que é "Belo" e o que é "Bom" com suas respectivas problemáticas de resolução que são a "Estética" e a "Ética". Finalmente evidencia-se que tal enfoque ficará circunscrito à cosmovisão da cultura grega e que será concluído com a inserção de tais temas e problemáticas no contexto da Educação Física e do Desporto, onde termos e expressões como kalokagathia,areté, paidéia, paidagogia, physis, hólos e katharsis receberão destaque especial.