Uma Visão Sobre o Valor da Educação Física Escolar, a Partir de Perspectivas Imaginárias e Ideológicas.

Por: Marcelo Marcelino Fonseca.

0 páginas. 1998

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetiva em termos gerais, apresentar uma argumentação sobre a existência de uma série de contradições ou incoerências entre o discurso e a prática quanto ao valor da Educação Física como disciplina curricular. Para se chegar a tal objetivo, este estudo foi concebido em torno de uma idéia central ou hipótese principal, de que a atuação dos profissionais da Educação Física em sua prática pedagógica, é o que mais contribui para que a disciplina fique caracterizada em nossa sociedade, com uma ideologia dominante, decorrente de um imaginário marcado por diversas idéias contraditórias ou incoerentes sobre o valor da referida disciplina dentro do currículo escolar. Por outro lado, a estrutura que serviu de suporte para viabilizar a estratégia metodológica do presente estudo, foi a do tipo descritivo e correlacional, e descritiva de análise documental. Sendo assim, nas dez escolas públicas do Município do Rio de Janeiro visitadas, foram entrevistados: professores, diretores, alunos e pais, onde procurou-se através de pontos convergentes e divergentes, descobrir a existência de contradições ou incoerências relacionadas ao discurso e prática quanto ao valor da Educação Física. Além disso, procurou-se também, identificar o imaginário, e consequentemente, a ideologia subjacente sobre esta disciplina. O trabalho está inserido no contexto da Ciência da Motricidade Humana, pois tem como objeto de estudo teórico e prático, alguns aspectos intencionais subjacentes das condutas motoras relativas às aulas de Educação Física como disciplina curricular. Particularmente, o que se refere ao imaginário, e consequentemente, à ideologia existente ou manifestada através dos "atores e autores" de tal fenômeno social. Por outro lado, o âmbito de inserção deste estudo corresponde: ao da Área Temática da Pedagogia do Movimento e da Linha de Pesquisa das Dimensões Filosóficas, Antropológicas e Sociológicas da Corporeidade e Motricidade Humana. Finalmente, a manifestação do estudo mais adequada para representar acadêmica e profissionalmente este trabalho, o da Ludoergomotricidade, porque, de alguma forma, as condutas motoras ou os comportamentos motores aqui comentados, foram "vistos ou observados" pela sociedade numa dimensão da própria vida e como geradora de cultura.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1236&listaDetalhes%5B%5D=1236&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.