Resumo

O cerne deste estudo são professores selecionando conteúdos para serem desenvolvidos em suas aulas em escola pública, em uma atual situação de crise da Educação Física. Denominada por mim de crise do conteúdo verdadeiro da Educação Física escolar, esta crise é compreendida como o rompimento com a definição dos conteúdos únicos, universais e objetivos a serem ministrados nas escolas públicas feita pelo Estado brasileiro no nível da legislação educacional e o ingresso em uma nova situação na qual o governo pressupõe uma certa autonomia ao professor para selecionar os conteúdos escolares em conjunto com a proposta pedagógica da escola. Tendo vivido e continuando a viver esta situação, compreendendo que colegas de profissão também a vivenciam, pretendi neste estudo refletir sobre esta crise a partir da perspectiva destes colegas. Procurei assim compreender e refletir sobre como professores selecionam conteúdos para serem desenvolvidos em suas aulas, na escola pública, nesta crise. E foi através de uma investigação qualitativa que pretendi alcançar este objetivo. A partir de entrevistas não-estruturadas com professores da rede pública de ensino de Juiz de Fora e uma perspectiva da filosofia do alemão Friedrich Nietzsche, interpretei e refleti, então, que professores selecionam seus conteúdos enquanto corpos que são, enquanto vontade de potência encarnadas. Com esta interpretação acredito estar contribuindo para a vivência da crise do conteúdo verdadeiro da Educação Física escolar, que vem apresentando problemas aos professores. 

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