Editora . Portugal 2003. 200 páginas.

Sobre

Preâmbulo

No âmbito das comemorações dos 25 anos da Universidade Aberta, foram constituídos pelo Senhor Reitor, professor Paulo Dias, diversos grupos de trabalho constituídos por professores da Universidade Aberta, entre os quais o integrado pelos subscritores deste texto introdutório. Tais grupos foram encarregues de desenvolver iniciativas integradas em plano previamente definido que, pela sua diversidade, espelhassem a própria realidade e objetivos da Universidade Aberta, alicerçados nos seus vinte e cinco anos de experiência (1988-2013). Entre estes avulta seguramente a importância da prática da investigação científica, indissociável da própria formação avançada de docentes e de investigadores, ao nível de mestrado e do doutoramento.

Este último, correspondendo ao grau académico mais elevado concedido pelas universidades, constitui indiscutivelmente marca identitária indelével, não só por parte de quem o obtém, mas naturalmente da própria universidade que o confere. Foi neste contexto que se desenvolveu a ideia da organização deste e-book, contendo os resumos de todas as teses de doutoramento defendidas na Universidade Aberta, desde 1993, ano da defesa da primeira tese, até julho de 2013. Constituindo registo escrito indelével, destina-se também a conferir maior visibilidade a um trabalho que diariamente vem sendo prosseguido, o qual, como se sabe, é elemento caracterizador incontornável da própria instituição universitária no ordenamento jurídico português.

Nestes vinte anos, as 179 teses de doutoramento defendidas na Universidade Aberta, cujos resumos agora se reúnem, respeitando a forma adotada pelos autores, são a expressão da riqueza e do dinamismo do percurso percorrido, tanto pelas várias áreas temáticas envolvidas e abordagens adotadas, como pelos resultados obtidos, constituindo assim relevante contributo da Universidade Aberta para a sociedade em que vivemos, não só através da formação ao mais alto nível dos seus docentes e investigadores, mas também de todos aqueles que a procuraram e procuram para a sua valorização pessoal e profissional.

Os resumos das teses de doutoramento agora publicadas em livro foram organizados alfabeticamente por áreas científicas e possuem indicações para efetuar hiperligação ao Repositório Aberto da Universidade Aberta, onde poderão ser acedidas, sem prejuízo da possibilidade de consulta presencial nas Bibliotecas dos Serviços de Documentação e na Biblioteca Nacional. O volume possui ainda um índice onomástico, por ordem alfabética, publicado no final do mesmo, que se crê de muita utilidade para facilitar a consulta.

Agradecemos o empenho inexcedível da Dr.ª Madalena Carvalho, coordenadora dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta, que dirigiu o grupo responsável pela recolha da informação e sua ulterior organização, constituído pelas Dr.ªs Ana Miranda, Cristina Teixeira Alves e Isabel Marcos, cujo contributo foi decisivo para que esta missão fosse concluída com êxito e dentro do prazo previsto.

João Luís Cardoso 
Carlos Clamote Carreto 
José das Candeias Sales 
Lisboa, 18 de julho de 2013