Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática acerca da produção científica envolvendo as temáticas: usabilidade de sites e lazer, focalizando, especificamente, os âmbitos do turismo e da hospitalidade. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: IEEExplore, Engineering Village, Web of Science, Scopus, Sportdiscus and B-on. Como descritores, houve a combinação do termo “usability” com cada um dos seguintes termos: “tourism” e “hotel”. Os artigos apontados abrangeram o campo da indústria do agenciamento do turismo, sites de turismo oficiais de cidades e o campo da hospitalidade. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de conteúdo. Com base nos resultados, pode-se perceber a importância dos sites nesses contextos, sobretudo, como diferenciais de marketing para o setor, entretanto, evidenciou-se a necessidade de aprimoramento desses sites, para cumprirem adequadamente suas funções. Ressalta-se a relevância da usabilidade para a efetividade de um site e que esta deve estar presente desde o início de seu desenvolvimento. Esse campo de estudo carece de olhares mais incisivos sobre a investigação de sites relacionados ao contexto do lazer, originários de diferentes regiões do país.

Referências

ALROOBAEA, R.; MAYHEW, P. The Impact of Usability on E-Marketing Strategy in International Tourism Industry. In: SCIENCE AND INFORMATION CONFERENCE, 2014, London. Proceedings..., London: IEEE, 2014. p. 961-966.

ALTAMIRANO, V.; TÚÑEZ, M.; ORDÓÑEZ, K. Interactividad y Participación del Turista 2.0:Análisis del comportamiento del turista frente a promoción turística en las redes sociales oficiales de los Gobiernos de Iberoamérica. In: 11th IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES, CISTI, 2016. Gran Canaria, Proceedings…, Gran Canaria, IEEE, 2016, p. 1-7.

ARAÚJO, R. M. et al. Gestão de Periódicos: um estudo na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Encontros. Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 42-58, 2017.

AWAD, N.; SOLIMAN, S. S. Studying the Impact of Egyptian Hotels' Websites Marketing on Customers' E-Satisfaction. International Journal of Tourism and Hospitality Management in the Digital Age (IJTHMDA), Burbank, v. 1, n. 2, p. 53-63, 2017.

AYKIN, N. (Ed.). Usability and internationalization of information technology. 1 ed.,Boca Raton: CRC Press, 2016.

BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010.

BORJA, R.D. 2017. Avaliação da usabilidade de Homepages de biblioteca universitárias por meio de check-list. f.357. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2017.

CASIDY, R.; WYMER, W.; O’CASS, A. Enhancing hotel brand performance through fostering brand relationship orientation in the minds of consumers. Tourism Management, Oxford, v.66, n.1, p.72-84, 2018.

CIPOLLA-FICARRA, F.V.; NICOL, E.; CIPOLLA-FICARRA, M. Usability, Communicability and Cultural Tourism in Interactive Systems: Trends, Economic Effects and Social Impact. In: HUMAN-COMPUTER INTERACTION, TOURISM AND CULTURAL HERITAGE: FIRST INTERNATIONAL WORKSHOP, HCITOCH, 2010. Brescello. Proceedings …, Brescello: Springer, 2001. p. 100–114.

DÍAZ, J.; RUSU, C.; COLLAZOS, C. A. Experimental validation of a set of cultural-oriented usability heuristics: e-Commerce websites evaluation. Computer Standards & Interfaces. Amsterdam, v.50, n.1, p.160-178, fev.2017.

DOTTO, D.M.R; DRA. PONS, M. E. D.; DENARDIN, A. C. M.; Ruiz, L. M. Marketing Digital e Turismo: Uso de Websites para Atração de Turistas nos Municípios do Rio Grande do Sul/ Brasil. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Jaguarão, v.1, n.2, p. 214-216, 2015.

FRANTZ, S; HOFFMANN, A.N.W.; FROEMMING, M.S. Como empresas e consumidores estão visualizando a nova era digital. RACEX – Revista de Administração e Comércio Exterior, Passo fundo, v.3, n.3, p. 41-60, 2017.

GIRAD, S.; THÉROUANNE, P.; STEINER, D.D. Web accessibility: Filtering redundant and irrelevant information improves website usability for blind users. International Journal of Human-Computer Studies, Amsterdam, v.111, n.1, p. 23-35, 2018. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1071581917301490 . Acesso em: 15 jan. 2018.

GOMES, M.A.S et al. O comportamento do consumidor que atua no comércio eletrônico e seus reflexos na economia. In: SIMPÓSIO DE METODOLOGIAS ATIVAS: INOVAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, 1, 2017, Goiânia, Blucher Education Proceedings..., Goiânia: UFG, 2017, p. 122-132.

HANDAYANI, P.W; ARIFIN, Z. Factors Affecting Purchase Intention in Tourism Emarketplace. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RESEARCH AND INNOVATION IN INFORMATION SYSTEMS (ICRIIS), 2017, Langkawi. Anais…,Langkawi: IEEE, 2017, p.1-6.

HTET, N. W.; DIMITRY, B.; IRINA, Z. Information Data Structure for Myanmar Tourism System. In: CONFERENCE OF RUSSIAN YOUNG RESEARCHERS IN ELECTRICAL AND ELECTRONIC ENGINEERING (EICONRUS), 2017, St. Petersburg, Proceedings …, St. Petersburg: IEEE, 2017, p.510-512.

HUANG, Z.; BENYOUCEF, M. Usability and credibility of e-government websites. Government Information Quarterly. Oxford, v.31, n.4, p.584-595, 2014.

JACOSKI, C. A.; DALLACORTE, C.; MOTA, A. E. R. Aplicação de uma pesquisa de usabilidade para reestruturação do layout da página web infohab. e-Revista LOGO, Florianópolis, v.6, n.1, p. 85-101, 2017.

KAUR, R.; SINGH, G. Internet Marketing: The New Era of Innovation In E-Commerce. International Journal of Scientific Research in Computer Science, Engineering and Information Technology, Gujarat, v.2, n1, p.253-258, 2017.

KRUG, S. Não me faça pensar - atualizado: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web e mobile. 3. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.

MEDEIROS, M. et al. “Com a faca e o queijo nas mãos”? Análise da imagem projetada de regiões queijeiras brasileiras). Revista Turismo & Desenvolvimento, Santiago, v.1, n. 27/28, p. 857-870, 2017.

MINOHARA, R.; GARCIA, D.; TUMA, R. Marketing em destinações turísticas: Estratégias aplicadas pela ‘Rota dos Tropeiros’ – região dos Campos Gerais (PR). Revista Turismo & Desenvolvimento, Santiago, v.1, n 27/28, p. 911-923, 2017.

MUHTASEB, R.; LAKIOTAKI, K.; MATSATSINIS, N. Applying a Multicriteria Satisfaction Analysis Approach Based on User Preferences to Rank Usability Attributes in E- tourism Websites. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, Talca, v.7, n.3, p. 28-48, dez.2012.

NIELSEN, J. Designing web usability: The practice of simplicity. São Francisco/US: New Riders Publishing, 1999.

________. Designing Web Usability. Indiana: New Riders Publishing, 2000.

NIELSEN, J. Usability 101: Introduction to Usability. 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2017.

OLIVEIRA, P.; REMONDES, J. O comportamento do consumidor corporate e suas implicações na gestão de marketing digital e redes sociais online das agências de viagens. Revista Turismo e Desenvolvimento, Santiago, v.1, n. 27/28, p. 1367-1378, 2017.

OLIVEIRA, N. M. E-commerce na hotelaria: recorte sobre o comércio eletrônico nos meios de hospedagem em Foz do Iguaçu. Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró, vol. 5, n. 2, p. 300-324, 2016.

PANTANO, E.; SERVIDIO, R.; VIASSONE, M. An exploratory study of the tourist- computer interaction: the role of web site usability on hotel quality perception. International Journal of Digital Content Technology and its Applications. Busan, v.5, n.5, p. 208-216, 2011.

PAZ, F. et al. Perception Study of a New Set of Usability Heuristics for Transactional Web Sites. In: INTELLIGENT HUMAN SYSTEMS INTEGRATION (IHSI), 2018, Cham, Proceedings …, Cham: Springer, 2018, p.620-625.

PEE, L.G.; JIANG, J.; KLEIN, G. Signaling effect of website usability on repurchase intention. International Journal of Information Management, Orlando,v. 39, n.1, p. 228- 241, 2018.

PELSMACKER, P.; TILBURG, S.; HOLTHOF, C. Digital marketing strategies, online reviews and hotel performance. International Journal of Hospitality Management, Orlando, v.72, n.1, p. 47-55, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278431917305303 . Acesso em: 25 fev. 2018.

PEREIRA, F. Avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais: um estudo de caso. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/EC153 IDLAKHD/dissertacao_pdf.pdf;jsessionid=A27590D8188E4902981AB44F11C43D47?seque nce=1. Acesso em: 10 set 2017.

PINA, A. J. S.; HERNÁNDEZ-MOGOLLÓN, J. M.; CAMPÓN-CERRO, A. M. A usabilidade de um website de um destino turístico e os seus efeitos na procura: aproximação a um índice de satisfação digital. Revista Turismo & Desenvolvimento, Santiago, v.1, n 27/28 p. 733-744, 2017.

QI, S.; LAW, R.; BUHALIS, D. Usability of Chinese Destination Management Organization Websites. Journal of Travel & Tourism Marketing. Philadelphia, v.25, n.2, p. 182-198, 2008.

Acessar