Uso de Células de Carga Para Mensuração da Força dos Membros Inferiores em Nado Ondulatório

Por: Adelino Sanchez Ramos da Silva, André B. Velosa, Claudio Alexandre Gobatto, Luiz E. B. Martins, Marcelo Papoti, Ricardo Vitório e Sergio Cunha.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.7 - n.3 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Considerando a crescente utilização da técnica de nado ondulatório submerso (NOSB) durante a saída e as viradas nas provas de nado crawl, o presente estudo objetivou determinar a força dos membros inferiores em nado ondulatório (FMINO) e suas correlações com as performances máximas do NOSB e na superfície (NOSP). Para isso 19 nadadores com idade de 15,2±0,6 anos filiados a federação aquática paulista foram submetidos a um esforço máximo de 30s de FMINO, atados a um dinamômetro contendo células de carga como elemento sensor primário. A tensão detectada pelo dinamômetro, devido aos esforços dos nadadores, foi amplificada por uma fonte de extensometria. Os valores obtidos foram enviados ao computador armazenados na freqüência de 200 Hz e suavizados utilizando o filtro “butterworth” de quarta ordem com freqüência de corte de 3 Hz. Com a utilização da reta de calibração podese converter valores de tensão (mV) em unidades de força (N) pelo programa Matlab 5.3, possibilitando assim a determinação dos valores médios de FMINO. Posteriormente os nadadores realizaram esforços máximos de 15 m de NOSB e de 25 m NOSP. As possíveis relações entre esses três esforços, foram analisadas utilizando o teste de correlação de Pearson com nível de significância pré-fixado para P<0,05. Verificamos valores de 53,85±11,45 N, 1,19±0,14 m.s-1 e 1,76±0,26 m.s-1 para a FMINO, NOSB e NOSP, respectivamente. A FMINO apresentou significativas correlações com a NOSB (r=0,80) e NOSP (r=0,76). Os resultados do presente estudo sugerem a utiliza- ção da FMINO na avaliação e predição do NOSB e NOSP de nadadores treinados. No entanto mais pesquisas são necessárias para verificar a sensibilidade da FMINO aos efeitos específicos do treinamento em natação.

Endereço: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.