Uso da Atividade Física e da Aptidão Cardiorrespiratória na Identificação de Fatores de Risco Cardiovasculares em Adolescentes Brasileiros

Por: Ana Cláudia Kapp Titski, Deise Cristiane Moser, Lilian Messias Sampaio Brito, Luís Paulo Gomes Mascarenhas, Manuel João Coelho e Silva, Margaret Cristina da Silva Boguszewski, Monica Nunes Lima Cat e Neiva Leite.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.18 - n.6 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se investigar o impacto da atividade física (AF) e níveis da aptidão cardiorrespiratória (APCR) na prevalência de excesso de peso e níveis hipertensivos em adolescentes. Estudo observacional, transversal, com 614 meninos de 10 a 14 anos, que foram avaliados quanto à estatura, massa corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (CA) e pressão arterial (PA). Utilizou-se teste de corrida (Léger Test) para avaliar a APCR. O nível de AF foi avaliado por questionário (The Three Day Physical Activity Recall), classificando-os conforme prática < ou > 300 minutos/semana. Estágio maturacional foi autoavaliado de acordo com o desenvolvimento dos pelos pubianos, proposto por Tanner. Testes estatísticos de análises descritivas, bivariada e multivariada foram utilizados. Do total, 50% dos escolares apresentaram AF < 300 minutos/semana e 67,6% com APCR insatisfatória. Indivíduos com alterações no IMC (excesso de peso), CA (obesidade abdominal) ou PA (valores hipertensivos) apresentaram maiores frequências de APCR insatisfatória em todas as faixas etárias, enquanto que o histórico de AF não se mostrou significativo. A APCR insatisfatória apresentou-se como melhor parâmetro para o diagnóstico de fatores de risco para doenças cardiovasculares (CV) do que o histórico de AF, independentemente da faixa etária.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2016v18n6p678

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.